«Quem conta um conto…», Paula Rego em Serralves, até 30 de abril de 2023

Publicado a 24 Novembro 2022
Endereço copiado

A exposição Quem conta um conto acrescenta um ponto…, recentemente inaugurada no Museu de Serralves, no Porto, constitui uma oportunidade para apreciar uma quantidade assinalável de obras de Paula Rego (Lisboa, 1935 – Londres, 2022).

Paula Rego, Corredor, 1975

Partindo de um ditado popular que se utiliza para indicar que cada pessoa acrescenta pormenores seus quando relata um mesmo acontecimento ou história, a mostra salienta a dimensão narrativa e as referências ficcionais na pintura e nos desenhos de uma das artistas portuguesas com maior reconhecimento nacional e internacional.

Ao longo da sua trajectória, Paula Rego trabalhou sobre diversas obras literárias e sobre o imaginário dos contos populares e tradicionais, relacionando-os com acontecimentos e aspectos da sua história pessoal e da nossa história coletiva, especialmente temas como a condição feminina e o seu papel na sociedade.

Paula Rego, Homenagem a Dubuffet, 1985

Organizada com obras datadas entre 1975 e 2004, esta exposição apresenta vinte e uma peças, e entre elas três que integram a Coleção de Arte Contemporânea do Estado – Corredor (1975), A Grande Seca (1976), Homenagem a Dubuffet (1985) – em depósito na Fundação Serralves Museu de Arte Contemporânea.

A exposição pode ser vista até 30 de abril de 2023.