
Catarina Simão apresenta um trabalho artístico de cariz ensaístico que integra documentação histórica, palavra escrita, vídeo e desenho. Nas últimas décadas, tem trabalhado sobretudo com arquivos relacionados com a história da independência e luta anticoloniais moçambicanas. O vídeo Ntimbe Caetano, de 2016, decorre dessa pesquisa aprofundada e desenvolve-se a partir de material encontrado nos arquivos da história política da Frente de Libertação de Moçambique. O título do trabalho cita o título de uma canção do grupo étnico maconde (“Vamos esmagar Caetano”), a qual fez parte do processo de engajamento desta comunidade contra os atos de terror praticados pelo regime fascista português, envolvendo denúncias e execuções aleatórias. O escultor makonde, Ntaluma, nascido numa base da Frelimo, nas Zonas Libertadas, é o protagonista desta rememoração macabra que acompanha o seu trabalho escultórico. Ntimbe Caetano compõe um díptico juntamente com o vídeo Effects of Wording, de 2014, também ele integrado na Coleção de Arte Contemporânea do Estado. Ao utilizar o som e duração deste primeiro trabalho, Ntimbe Caetano torna-se numa paisagem abstrata, mas ao contrário de Effects of Wording, procura nas imagens sinais de uma política não enquadrável nas grandes políticas, antes expressável através de corpos, gestos, modos de fazer e de dizer. [CAAC 2022]
Exposições individuais
2020: R-Humor, Galeria Avenida da Índia/Galerias Municipais de Lisboa, Lisboa, Portugal
Exposições coletivas
2016: Fevered Spectres of Art [trabalho apresentado com Effects of Wording], Edith-Russ-Haus for Media Art, Oldenburg, Alemanha
2024: MICROPOLÍTICAS: Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, Centro de Arqueologia e Artes de Beja, Portugal
Bibliografia
Fernando J. Ribeiro, «Micropolíticas» in MICROPOLÍTICAS: Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado. Lisboa: Maiadouro, junho de 2024, cit. p. 22, rep. p. 48, 90-91.