A exposição «PORQUÊ?» no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco – obras do MNAC e da CACE

Publicado a 9 Outubro 2024
Endereço copiado

A exposição PORQUÊ? – A arte contemporânea em diálogo com o pensamento de José Saramago foi inaugurada no dia 26 de julho de 2024 no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco e permanece até ao dia 17 de novembro. Com curadoria de Ana Matos, a exposição coloca em diálogo a obra de 43 artistas com o pensamento de José Saramago a partir de citações de livros, intervenções ou entrevistas concedidas pelo autor. As 45 obras expostas foram produzidas entre 1895 e 2019 e estão divididas em quatro núcleos expositivos: Direitos Humanos, Identidade e Alteridade, Sustentabilidade, e Memória e Palavra. 

Porquê? A Arte Contemporânea em Diálogo com o Pensamento de José Saramago,
Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco © Paulo Martins

A frase “toda a literatura é um palimpsesto”, referida por Saramago numa entrevista realizada na América Latina, foi o que iniciou o processo de curadoria entre as obras de arte e o trabalho literário produzido pelo autor. O termo, que já foi usado para referir um manuscrito em pergaminho que era apagado pelos copistas para que se pudesse escrever novamente, agora também atribui o significado de uma obra que revela traços, por transformação ou por imitação, da obra de outro autor. Para esta curadoria, a expressão é utilizada para evocar um território onde a arte acontece como uma sucessão de camadas de memórias, referências e tempos, que em conjunto fazem coexistir passado, presente e futuro.

Porquê? A Arte Contemporânea em Diálogo com o Pensamento de José Saramago,
Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco © Rui Dias 2024

Representando diferentes gerações e oferecendo expressões e sensibilidades artísticas distintas, a exposição apresenta obras de Adriana Molder, Alberto Carneiro, Alexandre Conefrey, Alexandre Estrela, Álvaro Lapa, Ana Vieira, André Cepeda, António Júlio Duarte, António Pedro, António Sena, Bartolomeu Cid dos Santos, Carlos Nogueira, Catarina Botelho, Daniela Krtsch, Diogo Evangelista, Fernando Brito, Fernando Calhau, Fernando Lemos, Gaëtan, Helena Almeida, Isabel Carvalho, João Leonardo, João Pedro Vale, João Tabarra, João Vieira, Jorge Martins, Jorge Molder, Jorge Vieira, José de Brito, José Maçãs de Carvalho, Júlia Ventura, Júlio Pomar, Júlio Resende, Lourdes Castro, Mafalda Santos, Nikias Skapinakis, Paula Rego, Paulo Nozolino, Pedro A. H. Paixão, Pedro Gomes, Querubim Lapa, Salette Tavares e Vasco Araújo.

Porquê? A Arte Contemporânea em Diálogo com o Pensamento de José Saramago,
Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco © Rui Dias 2024

Mais de 30 obras presentes na mostra fazem parte da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, que juntamente com o Museu Nacional de Arte Contemporânea, a Câmara Municipal de Castelo Branco, o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco e a Fundação José Saramago contribuíram para a apresentação desta exposição que fica aberta de terça a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h. A entrada é gratuita para estudantes e para o público em geral tem o valor de 3€, com exceção dos domingo e feriados, que tem entrada livre. Séniores de mais de 65 anos e grupos de mais de 12 pessoas pagam 1,5€ por entrada.