PROGRAMA PÚBLICO “PÓS-MUSEU: ‘A’ de Ausência”

Manuel Santos Maia, “Alheava_filme”, 2006-2007. Coleção de Arte Contemporânea do Estado © Cortesia do artista
22 abril (terça-feira)
17h – Visita orientada à exposição pela curadora Sandra Vieira Jürgens
18h – Conversa com Manuel Santos Maia e Liliana Coutinho
Na próxima terça-feira, 22 de abril, às 18h, no Museu Nacional de Etnologia, terá lugar uma conversa com Manuel Santos Maia e Liliana Coutinho, no âmbito da exposição “PÓS-MUSEU: ‘A’ de Ausência”.
Partindo da obra “Alheava_film” (2006-2007), que integra a exposição, iremos conversa sobre o projeto “Alheava” que Manuel Santos Maia tem vindo a desenvolver desde 2002. Através da sua própria história familiar, o artista tem procurado refletir sobre as memórias pessoas e coletivas dos portugueses relativamente ao passado colonial e pós-colonial em África.
No mesmo dia, às 17h, terá lugar uma visita orientada à exposição pela curadora Sandra Vieira Jürgens.
Biografias
Manuel Santos Maia, artista plástico, nasceu em Nampula e vive e trabalha no Porto. A sua prática artística está intimamente associada à busca da sua identidade, à memória e história familiar e coletiva da colonização portuguesa em Moçambique.
Liliana Coutinho é programadora de Debates e Conferências da Culturgest, em Lisboa. Doutora em Estética e Ciências da Arte pela Université Paris, é investigadora do I.H.C. – FCSH/UNL e do Institut A.C.T.E – Université Paris.
Entrada livre sujeita à lotação do espaço.