artista
Julião Sarmento
biografia
Lisboa, Portugal, 1948 - 2021
título
Memória do túnel, 1985
obra
Memória do túnel
inventário
SC 108
proprietário
Coleção de Arte Contemporânea do Estado (em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto)
categoria
Pintura
técnica
Acetato polivinílico e pigmentos sobre tela de algodão não preparada
dimensões
255 x 188 cm
descrição

Artista de grande envolvimento nos anos 70 com as práticas pós-conceptuais, relacionando de um modo invulgar em Portugal a pesquisa que aliava a fotografia e a sua aplicação ao universo linguístico, Julião Sarmento teria, no início dos anos 80, o protagonismo de liderar um regresso à pintura ainda antes de este assumir o domínio generalizado do mercado e da cena internacional. As suas primeiras experiências neste sentido desenvolvidas consideravam — inspiradas ao mesmo tempo pelo cinema e pela literatura (da ficção à filosofia) —, a junção de pinturas em papel, que constituíam assim uma espécie de mosaico onde o desenho invadia o campo cromático para nos implicar numa sedução narrativa. Aí se identificava desde logo uma adaptação ao campo do exercício pictórico das temáticas do desejo e do erotismo, que vinham já da prática conceptual da década anterior. Dessas composições que o introduziram no plano de uma legitimação internacional, Sarmento evolui para uma fase de deliberada saturação matérica e escurecimento do plano do quadro, que passa então a assumir uma unicidade nova, traduzida numa concentração de meios e soluções combinatórias de onde se mantém apenas uma estreita necessidade de associar a linguagem verbal, pequenas palavras de amplo significado, com o jogo de sedução ficcionado na representação parcial de gestos contidos, tensas sugestões promovidas pelo mistério da sua expressão metonímica, como é o caso de Memória do túnel, onde se percebe o registo iconográfico de uma elegante cabeça de cavalo, desenhada a branco e cinza, em contraste com a densidade negra do fundo, tal como o diagrama de leve matriz antropomórfica que uma segura linearidade coloca em parelha visual, na plano inferior deste quadro-pintura de grandes dimensões. [David Santos]