Novas aquisições da Coleção de Arte Contemporânea do Estado

Publicado a 7 Fevereiro 2025
Endereço copiado

A Coleção de Arte Contemporânea do Estado tem o prazer de anunciar as novas aquisições de obras de arte que, conforme a proposta da Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea para o biénio 2023/2024, integraram um total de 51 obras de 44 artistas de várias gerações.

A CAAC para o biénio 2023/2024 englobou a presença de sete membros, e dela fizeram parte os artistas António Olaio, Fernanda Fragateiro e Luísa Abreu, também programadora, bem como os curadores Luís Silva e Miguel von Hafe Pérez, além de Emília Tavares e David Teles Pereira, representantes da área governativa da Cultura, e Sandra Vieira Jürgens, curadora da CACE. No decorrer de diversas reuniões, os membros desta comissão de aquisição apresentaram propostas, que foram objeto de contínua discussão crítica, a fim de determinar uma listagem final aprovada por todos os membros. 

Com o desenvolvimento de uma fundamentação técnica para cada obra de arte que considera o seu valor artístico e conceptual, o seu potencial crítico, o diálogo com o panorama artístico contemporâneo, a relevância com o cenário nacional e internacional de arte portuguesa contemporânea e outros aspetos, as obras selecionadas passam a fazer parte da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, tornando-se património público.

De entre os 44 artistas selecionados pela Comissão de Aquisição de Arte Contemporânea, foram propostas pela primeira vez obras de Albuquerque Mendes, Carla Cabanas, Carlos Mensil, Daniela Ângelo, Gonçalo Sena, Inês Brites, Inês d ́Orey, Isadora Neves Marques, Jaime Welsh, Joana da Conceição, João Maria Gusmão, João Paulo Feliciano, Jorge Pinheiro, Juliana Julieta, Luísa Jacinto, Maja Escher, Maria José Cavaco, Maria José Palla, Odete, Pedro Pousada, René Tavares, Rita Barros, Sara & André, Sara Mealha, Sebastião Resende, Túlia Saldanha. 

A lista completa das obras de arte adquiridas pode ser consultada no site da CACE: https://colecaodoestado.pt/missao/aquisicoes-recentes/