De 18 de novembro de 2024 a 19 de janeiro de 2025, o Museu de Aveiro / Santa Joana recebe a exposição O Grito da Imaginação, que reúne um conjunto de trabalhos de pintura, gravura e desenho de Paula Rego. Com curadoria de Joana Valsassina, a exposição representa as diversas fases da artista e conta com obras icónicas que denunciam a autoridade e a opressão, contestam as formas de poder e buscam exaltar o papel de mulher. Com uma diversidade que conta tanto com trabalhos sombrios e profundos quanto com outros com maior teor de humor e ironia, o grupo de obras apresentado nesta exposição representa o importante percurso artístico da artista.

A exposição foi concebida a partir do esforço conjunto da Fundação Serralves e da Câmara Municipal de Aveiro e disponibiliza o acesso gratuito ao conjunto de cerca de 20 obras de Paula Rego. Dentre estas, estão 3 obras que fazem parte do acervo da CACE e que ficam em depósito na Fundação de Serralves. “Corredor”, 1975 e “A grande seca”, 1976 são trabalhos marcados por uma abstração surrealista, que fragmenta e distorce formas, trazendo uma ambiguidade às imagens representadas, enquanto “Homenagem a Dubuffet”, 1985 conta com figuras mais representativas numa composição colorida.

Integrada na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, a mostra O Grito de Imaginação, pode ser visitada de terça a domingo das 10h às 12h30 e das 13h às 18h.