«JARRA HUMANA», no MACE, até 31 de dezembro

Publicado a 23 Setembro 2024
Endereço copiado

A exposição JARRA HUMANA: Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, reúne um conjunto muito representativo de obras adquiridas recentemente no âmbito do programa anual de aquisição de arte contemporânea do Estado, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Assim, até 31 de dezembro, poderão ser vistas no MACE,  obras de Adriana Proganó, Ana Pérez-Quiroga, Ângela Ferreira, Bruno Zhu, Carla Filipe, Dalila Gonçalves, Daniel Blaufuks, Flávia Vieira, Gabriel Abrantes, Helena Lapas, Hernâni Reis Baptista, Igor Jesus, Inês Zenha, João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira, Lea Managil, Lourdes Castro, Luísa Cunha, Maria José Oliveira, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Mónica de Miranda, Pedro Huet, Sara Graça, Sónia Almeida, Tomás Cunha Ferreira, Xana. 

Esta exposição tem curadoria de Francisca Portugal e Sandra Vieira Jürgens e o tema proposto foi pensar a nossa relação com os objetos e, partindo das suas múltiplas formas — emocionais, materiais e espaciais —, refletir sobre a sua história, as suas funções, os seus usos e memórias. Com efeito, partindo da proximidade e tensão entre o corpo e os objetos, a proposta curatorial procurou mostrar as divergências e convergências na construção de uma fluidez entre o humano e as coisas, um corpo híbrido, humano-coisa.

Resultado de uma parceria estabelecida entre a Museus e Monumentos de Portugal e a Câmara Municipal de Elvas, JARRA HUMANA, procura interpelar públicos cada vez mais amplos e diversos, expondo as mais recentes gerações de artistas, para a partir das suas obras ampliar as possibilidades narrativas da coleção.